Comunicado de imprensa

Ponto de situação relativo aos 2 incidentes de 9 de Novembro de 2017

Comunicado de imprensa

Na passada Quinta-feira, dia 9 de Novembro, o funcionamento de 2 dos nossos 12 sites foi afetado por 2 incidentes simultâneos e completamente independentes: uma falha elétrica em Estrasburgo (SBG) e um bug de software em equipamentos óticos em Roubaix (RBX). Algumas consequências diretas foram também observadas noutros serviços. A receção de emails nos nossos clientes foi fortemente perturbada. Algumas consequências diretas foram também observadas noutros serviços. A receção de emails nos nossos clientes foi fortemente perturbada.
Todas as nossas equipas foram imediatamente requisitadas. Elas trabalharam de forma incessante para atingir o restabelecimento dos serviços no mais curto espaço de tempo, mantendo a comunicação desde o início dos incidentes, de forma transparente, através do seu fundador e CEO, Octave Klaba. Os clientes foram informados da evolução da situação em tempo real, via twitter e também através do endereço travaux.ovh.net. A mobilização das equipas técnicas permitiu colocar novamente em funcionamento o site de Roubaix em menos de 2h300 e o de Estrasburgo em menos de 4 horas. O estado dos nossos serviços voltou inteiramente ao normal. O plano de indemnização foi despoletado. As equipas técnicas e comerciais da OVH permanecem hoje plenamente mobilizadas a fim de acompanhar os nossos clientes, ajudá-los a perceber o ocorrido e responder às suas questões. Evidentemente, foram tiradas lições com esta situação excecional. Iremos também, realizar alterações, em consequência. Um plano de ação foi validado e devemos atuar da seguinte forma:
  • Em Roubaix: a aceleração do projeto que consiste em repartir o sistema de multiplicação de sinal ótico em 2 sistemas distintos, para limitar o domínio de falha. As investigações continuam em paralelo com o fabricante dos equipamentos para ser corrigido o bug através de uma atualização do software com falhas.
  • Em Estrasburgo: colocar em questão o desenho da rede elétrica do site conduzir-nos-á ao definitivo abandono da utilização de contentores marítmos, tecnologia usar para os datacenters SBG 1 e 4. Este abandono far-se-á em detrimento dos datacenters em betão, de grande capacidade, concebidos para a larga escala e para uma fiabilidade máxima, Os servidores de SBG1 e SBG 4 serão migrados para o datacenter SBG 3 que está em construção, para que a integralidade do site responda ao mesmo nível de exigência de todos os outros sites do grupo.
  • No conjunto dos nossos 12 sites: uma auditoria preventiva da instalações elétricas está em curso, a fim de que nos possamos assegurar do respeito das nossas normas de qualidade internas.
A nossa missão é entregar aos nossos clientes a qualidade técnica e o excelente nível de serviço que eles esperam de nós todos os dias, por todo o mundo. Sabemos da importância que os nossos serviços têm para os nossos clientes. Apresentamos, uma vez mais, as nossas sinceras desculpas por estes incidentes e todos os inconvenientes que eles causaram. A nossa área de trabalho é colocar à disposição serviços nos quais deposita a sua confiança para o alojamento dos seus dados, ao abrigo de todos os cenários. Estando incluídos os mais improváveis. O nosso trabalho consiste também, assim que os dispositivos implementados não funcionam como deveriam, tirar todas as lições necessárias dessas situações. Os incidentes de 9 de Novembro conduziram-nos ao aperfeiçoamento das nossas infraestruturas, estar vigilante em relação a cada detalhe e a levar as nossas exigências além das normas da área.
Queremos merecer a sua confiança, a cada dia. E ainda mais, neste tipo de situações.